O "Incógnito"

1º Encontro de Tunas da TAPCE - I Incógnito

A TAPCE anuncia oficialmente a realização do seu 1º Encontro de Tunas - I Incógnito.

Este irá decorrer no dia 18 de Outubro de 2013, pelas 21h, no Anfiteatro Prof. Dr. Ferreira Marques, no edifício da Faculdade de Psicologia e do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e contará com a presença de mais 4 tunas: ArquitecTuna, Tuna Médica de Lisboa, ForTuna e Olissippo!

Esperamos que este seja somente o primeiro de muitos Incógnito(s)!


Rescaldo do I Incógnito

Foi no passado dia 18 de Outubro que decorreu o 1º Encontro de Tunas da TAPCE, que se realizou nas nossas instituições, a Faculdade de Psicologia e o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, e no qual comemorámos também o nosso 6º aniversário de existência!

Desde todos os preparativos para o grande evento até ao final da grande noite, diversão, música e muito convívio não faltaram... e foram estes os principais acordes que tornaram esta edição tão especial para nós! Se a aventura já se tinha iniciado há uns bons meses quando tudo começou a ser perspectivado, estávamos longe de imaginar a escalada que iria ser tornar tudo tão possível, tão real, mas também tão gratificante!

O evento estava inicialmente programado para as 21h, porém foi quando vimos as diversas tunas a conviver no recinto que nos demos conta que, afinal, a magia já estava a acontecer antes da hora, entre palavras trocadas e espírito tunante à mistura.
Algum tempo depois, começou o evento propriamente dito no anfiteatro e a TAPCE teve oportunidade de mostrar os "behind the scenes" de tudo o que veio a suceder-se, e já sabemos que entre tunantes tudo pode acontecer...

Sketch de apresentação - http://www.youtube.com/watch?v=YuytfTv1i4A

Como o próprio nome do Encontro indica, o que a noite já anunciava era que muitas incógnitas iam surgir para pôr as cabeças do nosso público a pensar, mas não sem antes lhes dar um bom incentivo.

A primeira tuna a actuar foi a grande Tuna Médica de Lisboa, que nos trouxe a sua tão carismática animação e música como tão bem sabe tocar! Logo ali a noite já prometia...

Partimos, assim, rumo às incógnitas e, para começar, fizemos uma viagem no tempo para reencontrar "O Desejado". É verdade, a TAPCE encarregou-se de trazer, via skype, o el-Rei D. Sebastião de novo à ribalta e dar-nos conta do que é que, no final de contas, lhe aconteceu no Norte de África... e este foi o resultado nas gravações.

D. Sebastião (Bloopers) - http://www.youtube.com/watch?v=3u-BRdu6qkY

Seguiu-se a actuação da grande ArquitecTuna, que veio preencher a noite com os seus temas tão intensos e o espírito de amizade que tanto os caracteriza! E foi incontornavelmente mais um ponto alto do evento.

Como incógnitas não podiam faltar, partimos à descoberta de intrigantes factos no mundo da arte, do cinema e da música que eram autênticos quebra-cabeças para nós - deram entrada a Lady Gaga, a Miley Cyrus, o Jack e a Rose do Titanic, entre outros.

Foi então que subiu a palco mais uma grande tuna - a ForTuna. Com uma apresentação idiossincrática e a fazer juz à tuna anfitriã, acompanhados por temas cheios de animação, a ForTuna teve também o seu lugar nos grandes momentos da noite.

Mas tuno que é tuno, partilha (quase) tudo, até mesmo as suas dúvidas. Como tal, a TAPCE resolveu sondar o público com diversas incógnitas aleatórias sobre a vida em geral e obteve algumas das respostas mais originais, apesar de ainda não termos percebido na totalidade de onde provém o óleo de bebé...

A noite já ia adiantada, quando mais uma grande tuna subiu ao palco, desta vez a Olissippo! Sempre muito unida, a tocar e a cantar em uníssono com um espírito muito presente, a tuna mista de Lisboa vincou também a sua presença pela positiva!

Já mais perto do fim da noite, a TAPCE deu então a conhecer o seu lado mais pessoal ao público com um slideshow de fotos e um vídeo que se debruça sobre o que é, no fundo, a nossa tuna com depoimentos de cada tunante. Eis o resultado.

O que é a TAPCE - http://www.youtube.com/watch?v=77LBjxFR1og

Foi entre sorrisos de meia-noite e noites mal-dormidas, entre união e música, espírito académico e desafio constante, que a TAPCE subiu ao palco para actuar - a sua estreia neste ano lectivo e, sem dúvida, uma das actuações que ficará marcada na história e na memória de quem vive e transpira a nossa tuna!

O evento terminou, enfim, com a entrega dos recuerdos de participação aos magisters das respectivas tunas e com o sorteio do tão desejado cabaz, que seguiu direitinho para casa da... Catarina Deus, a quem damos os nossos parabéns e desejamos que aproveite bem o prémio.

Já sob a lua cheia a espreitar no céu cintilante, a noite prolongou-se num convívio saudável entre tunas e simpatizantes, com guitarradas e vozes afinadas a acompanhar!

Um sincero muito obrigado a todos aqueles que tornaram este Encontro possível e que fizeram dele um bom começo para muitos mais. Um obrigado especial às tunas que muito gentilmente aceitaram o nosso convite para vir actuar nesta noite e pelo feedback muito positivo sobre a organização estreante deste Incógnito. E um obrigado cheio de orgulho àqueles que trabalharam connosco na organização e nos auxiliaram consoante as suas possibilidades.

Resta agora esperar por mais edições para desvendar, entre outras incógnitas, a maior de todas que ainda persiste: porque se chama o nosso Encontro de Tunas "Incógnito"?

Saudações tunantes,

TAPCE.

(p.s. - para ver fotos e vídeos do evento, dirige-te à Galeria)

Sem comentários:

Enviar um comentário